Veículos de Comunicação

Saúde

Grupo Onça Pintada atenderá mulheres na prevenção ao câncer de mama

ONG já atendeu mais de 50 mil pessoas em 14 anos de existência

Unidade móvel adaptada para realizar consultas individuais  - Divulgação/Onça Pintada
Unidade móvel adaptada para realizar consultas individuais - Divulgação/Onça Pintada

O grupo Onça Pintada, que desenvolve em Mato Grosso do Sul programas de prevenção de combate ao câncer de mama, estará em Paranaíba, no próximo dia 2 de abril, a partir das 7h, no programa Saúde da Mulher, no bairro Daniel 2, com um ônibus adaptado e equipado para consultas.  

A grupo estará na cidade pela segunda vez.Criado em 2001 o Grupo Onça Pintada é uma Organização Não-Governamental (ONG), instituída como associação civil sem fins lucrativos. 

Após perder a mãe e outros familiares em decorrência de câncer, o deputado estadual Paulo Corrêa desenvolveu o projeto para orientar mulheres sobre como prevenir o aparecimento da doença. 

O programa é desenvolvido em parceria com o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o vereador Adriano Caçula, alem de realizar consultas, o programa tem a finalidade de conscientizar a população sobe a importância do auto-exame regular.

Ele explica que as mulheres que passam pelo ônibus são atendidas em uma consulta individual. Havendo necessidade são encaminhadas para exames de ultrasom, mamografia ou outros procedimentos que a equipe médica prescrever. Em 14 anos de existência o GOP já percorreu mais de 70 municípios, atendeu mais de 50 mil pessoas, realizou mais de 5 mil exames e 2 mil cirurgias.