Pouca gente sabe que quando escolhe aquelas hortaliças vistosas em alguns dos principais mercados de Paranaíba, está levando uma foliácea de qualidade produzida com as técnicas da hidroponia. Isso mesmo, o paranaibense já esta consumindo produtos da única horta hidropônica do município, montada pelo funcionário público Jose Paulo Teixeira e sua esposa Gleiciele.
. A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Todos os dias pela manha, o casal, com ajuda do filho vistoriam a estufa de aproximadamente 500 m2 montada na propriedade, examinando as mudas em seus diversos estágios de desenvolvimento.
Da germinação em placas de espuma, passando para o berçário, quando as mudas são transplantadas uma a uma, ate a destinação nos perfis e bancadas de cultivo para a fase de crescimento são necessários em torno de 45 dias.
Jose Paulo examina todos os dias o sistema de irrigação e os nutrientes utilizados em sua horta que há tres anos já esta produzindo. Alface crespa, alface americana, roxa, lisa, rúcula, agrião, almeirão, pepino, couve e hortelã são produzidos o ano todo.
Ele admite dificuldades na comercialização uma vez que o produto hidropônico é encarecido pelo consumo permanente de energia elétrica. Por sua vez, o filho Paulo Everton que estuda agronomia que prosseguir com o negocio montado pelo pai. A esposa Gleiciele de Almeida ressalta as qualidades de higiene e a contribuição para uma vida saudável.