A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) monitora na região de Paranaíba 8 dos 10 casos que foram confirmados desde julho de 2020. Todos estes têm em comum a localização em região de morro (local com grande oferta de possíveis abrigos aos morcegos em especial ao morcego hematófago).
Mesmo com atuação das equipes da Iagro neste mesmo período com a vigilância em propriedades rurais, vistoria de 163 abrigos e captura e controle de 505 morcegos hematófagos transmissores da raiva, estima-se que a doença tem causado a perda de aproximadamente 100 animais.
A Iagro alerta para que toda propriedade rural localizada em regiões de risco (propício para moradia dos morcegos, como morraria, margens de grandes rios), ou com presença de animais com sugadura por morcegos, deve realizar a vacinação preventiva dos animais de sua propriedade como forma de evitar grandes prejuízos. Outra medida importante no controle e prevenção da Raiva, o controle da população dos morcegos hematófagos.
Acompanhe: