Chegou no fim da tarde desta sexta-feira em Paranaíba a imagem de Nossa Senhora Aparecida, réplica da original, que está no Santuário em Aparecida do Norte (SP). A peregrinação comemora o jubileu de 300 anos de aparição da imagem no rio Paraíba do Sul.
Em Paranaíba a imagem foi recebia com na rodoviária e seguiu em procissão para a Matriz Santo Antônio onde houve Missa. A imagem fica com a Paróquia Santo Antônio até 8 de fevereiro, neste período a imagem visitará diversas comunidades, inclusive a área rural; no dia 8 será entregue para a Matriz Sant’Ana, onde também haverá uma programação especial.
A imagem fica na diocese de Três Lagoas até o dia 29 de junho e já percorreu as cidades de Chapadão do Sul e Cassilândia, de onde segue para Paranaíba.
“No dia 30 de junho nós [padres] da diocese vamos programar uma romaria para devolver a imagem no Santuário”, disse padre Abílio Dantas, pároco da Matriz Santo Antônio.
O padre frisou que esta peregrinação é uma oportunidade de aproximação da Igreja, e também oportunidade para aqueles devotos que não têm condições financeiras ou de saúde de irem até Aparecida. “Você visitando esta imagem, você vai estar junto da mãe”, destacou.
Outro ponto citado pelo padre é que a imagem está numa redoma de vidro que os fieis toquem a imagem com o coração, e os olhos; inicialmente ela estava numa caixinha de madeira, conta, mas a diocese achou por bem proteger, até porque ela viajará para outros lugares. “Eu peço para tocarem com o coração, com os olhos e a fé; seria melhor assim”
De 2014 a 2017, toda a Igreja no Brasil participa das celebrações do tricentenário de bênçãos da Mãe Aparecida. “Todas as arquidioceses, dioceses, prelazias e capitais brasileiras poderão ser visitadas pela imagem peregrina da Padroeira do Brasil. As comemorações também acontecerão fora do país”. Em Maio de 2015, a imagem de Nossa Senhora Aparecida será entronizada solenemente no Santuário de Fátima, em Portugal. Festa semelhante àquela que aconteceu este ano no Brasil, nos dias 17 e 18 de maio.