Após dez dias de trabalho os Corpo de Bombeiros de Paranaíba conseguiu com a ajuda de um avião da corporação de Campo Grande controlar o fogo em uma pastagem na região de Inocência. A área é de difícil acesso e os militares não conseguiam chegar com a viatura até as chamas, foram utilizados tratores e caminhonetes cedidos por produtores rurais.
De acordo com o major Flavio Elias, comandante do Subgrupamento, o incêndio teve início entre os dias 30 e 31 de agosto, porém os bombeiros só foram acionados no dia 1º de setembro. “Foram 12 dias de incêndio e trabalhamos todos estes dias. O grupamento aéreo de Campo Grande sobrevoou toda a Serra da Moranga e identificou que os focos estavam todos individualizados e com isso consolidamos a tarefa desse incêndio florestal”, observou.
O comandante disse que a estiagem de120 dias na região pode ter colaborado para a propagação maior. “Pode ter sido alguma tentativa de queimada controlada ou alguém que tenha jogado alguma bituca de cigarro, isso tudo provoca faísca, mas o que prejudicou foi o vento, que foi forte e levou fagulhas para longe”, disse.
Em caso de incêndio, o major orienta que a primeira coisa a se fazer é chamar o Corpo de Bombeiros, principalmente em grandes áreas. “Construa aceiros e não demore comunicar o Corpo de Bombeiros, às vezes passa horas e dias e o fogo já perdeu o controle e isso dificulta apagar o fogo”, explicou.