O índice de abstenção na segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016 chegou a 42%, em Paranaíba, no segundo dia de prova, neste domingo (4). Dos 488 inscritos, foram registradas 206 ausências, de acordo com informações dos coordenadores.
Sábado, no primeiro dia de aplicação do Exame, a abstenção atingiu 39%, quando 192 inscritos deixaram de fazer as provas. Para alguns dos fiscais, o número de abstenção, que supera a média nacional (30%), pode ter sido motivada pela transferência de data e local das provas, por causa da ocupação verificada na Unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Para outros, o índice de ausência também pode ter ocorrido em função da coincidência na data de realização de provas de vestibular e concurso público, principalmente, no estado de Goiás.
Em virtude da ocupação da Uems, no mês de novembro, Paranaíba foi a única cidade de Mato Grosso do Sul a realizar, neste fim de semana, a segunda aplicação do ENEM 2016.
As provas foram realizadas na Escola Estadual José Garcia Leal, uma das mais antigas escolas da cidade e que, recentemente, sofreu a ação de vândalos que incendiaram a sala de coordenação.
Dezessete salas de aula foram utilizadas para a realização das provas no sábado e domingo. Os Exames foram realizados dentro das expectativas, apenas com o registro do atraso de um aluno.