A Vigilância Epidemiológica confirmou na quinta-feira (13) a morte de um homem de 62 anos, por influenza H3N2 em Paranaíba. O idoso morreu no dia 08 de janeiro. O caso estava sendo investigado. É o primeiro óbito causado pelo vírus registrado em 2022.
Só em 2021 houve o registro de 419 notificações de Influenza, segundo dados do boletim da Secretaria de Estado de Saúde.
Jeferson Aparecido de Oliveria Palma, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Paranaíba, destaca que houve aumento da demanda nas unidades de saúde de pessoas apresentando síndrome gripal. Ainda não há dados oficiais dos números de 2022 de Influenza A, porém, conforme o enfermeiro, houve aumento na procura por atendimento médico.
“A Influenza H3N2 mantém os sintomas comuns de gripe, como febre, cefaleia, dor no corpo, coriza, alguns com intensidade maior, como a febre, tudo depende de como está o sistema imunológico”, explica.
A recomendação das autoridades de saúde para a prevenção é a utilização de máscaras de proteção, que reduz as chances de infecções respiratórias e adesão a vacinação que se encontra disponível em várias unidades de saúde.
“A gente alerta para manter as condições sanitárias, como uso de máscara e estamos percebendo que houve aumento na procura por atendimento por conta da Covid, muita gente procurando os postos por conta de síndrome gripal”, destaca.