O delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar de Paranaíba, 2º tenente Francisco de Assis Rebouças Torquato, participou da entrega de Certificados de Alistamento Militar para os jovens de Paranaíba que fizeram seu alistamento, no período de setembro de 2014 a janeiro de 2015, na manhã desta quinta-feira, 29, em Paranaíba.
A confirmação dos certificados aconteceu na Junta de Serviço Militar, e na Escola Estadual José Garcia Leal, aconteceu a cerimônia cívico-militar de Juramento à Bandeira Nacional e entrega de Certificados de Alistamento Militar.
Participaram jovens nascidos em 1997 e anos anteriores. Estiveram presentes o delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar, tenente Francisco de Assis Rebouças Torquato; o prefeito Diogo Robalinho de Queiroz (Diogo Tita), presidente da Junta de Serviço Militar; o diretor da escola José Garcia, Osmar Higino; além de familiares e amigos dos dispensados.
O delegado de Serviço Militar lembra para aqueles que ainda não se alistaram que o alistamento iniciou-se em 1º de janeiro e se encerrará no dia 30 de junho. Para tanto, o cidadão precisa comparecer à Junta de Serviço Militar portando um documento de identificação e duas fotos 3×4.
"Para o jovem de Paranaíba significa a plena cidadania. Significa que eles estarão prontos para o chamado da Pátria. É sabido por todos, que a história já indicou, que este país livre, soberano e democrático, ele não foi assim outrora. Hoje a gente herda esta tradição, este futuro melhor, graças aos nossos antepassados", explicou.
O delegado lembrou que estes jovens alistados ficarão disponíveis para servir à Pátria entre os 18 e 45 anos de idade, podendo a qualquer momento serem chamados.
Quem não se alistou em tempo hábil, pode se alistar até 30 de junho deste ano. Os que nasceram em 1997 estão aptos a se alistarem em 2015. Os que nasceram em anos anteriores também podem se alistar enquanto não completarem 45 anos de idade.
Aquele jovem que não se alistar não poderá prestar concurso público, obter passaporte, ser matriculado em universidade, ser efetivado funcionário público, assinar contratos com a administração pública, entre outras dificuldades.