As eleições em Paranaíba transcorreram tranquilamente no domingo (2), mas com filas em praticamente todas as seções eleitorais, reflexo do que aconteceu em todo e Estado e país, segundo balanço da Juíza Eleitoral Nária Cassiana Silva Barros.
Aqui em Paranaíba eleitores tiveram que esperar mais de uma hora nas filas para escolher seus candidatos. A demora foi atribuída à coleta de dados da biometria. No município apenas 2 urnas eletrônicas apresentaram problemas, sendo substituídas. Em nenhuma seção, no entanto, foi necessário o uso do voto manual.
Outro fato que também chamou a atenção aqui em Paranaíba foi as ruas sujas de santinhos próximos aos locais de votação. Embora a prática seja considerada crime eleitoral, com possibilidade de multas e de prisão do autor caso seja pego em flagrante, o velho hábito de espalhar os papéis com os números dos candidatos se repetiu nas eleições deste ano.
Um candidato a deputado estadual também foi advertido pela fiscalização eleitoral, por visitar colégios eleitorais no município.
Mais de 31.200 eleitoras e eleitores aptos a votar irão retornar às urnas eletrônicas em 30 de outubro para escolher o presidente da República, no segundo turno das eleições, além do governador de Mato Grosso do Sul.
Acompanhe: