Veículos de Comunicação

Solidariedade

"Leão Amigo": Contabilista orienta como contribuinte pode destinar recursos para entidades beneficentes

Campanha visa beneficiar entidades sociais com destinação de valores de Imposto de Renda
Campanha visa beneficiar entidades sociais com destinação de valores de Imposto de Renda

O contador  Elson Garcia Leal, proprietário do Escritório de Contabilidade Leal, um dos mais tradicionais da cidade manifestou apoio a campanha “Leão Amigo”, orientando como qualquer pessoa ou empresa pode destinar parte do Imposto de Renda devido para ações voltadas ao atendimento de crianças, adolescentes e idosos.

Em conversa com a reportagem da rádio Cultura FM, ele afirmou possuir entre seus clientes, produtores rurais, comerciantes e profissionais liberais que já beneficiam entidades de Paranaíba, através de destinação de 3% do imposto devido.

Profissional experiente, Cesinha como é mais conhecido, dá uma dica para que a campanha alcance maior número de contribuintes, através da divulgação contínua e antecipada sobre o trabalho das entidades. “É um trabalho de convencimento e no momento do preenchimento da declaração, no caso de imposto devido, o contribuinte só insere o CNPJ da entidade, concluindo assim a operação que garante 3%  do imposto devido à entidade.

Dados da Receita Federal, indicam que em 2024, cerca de 3 mil contribuintes arrecadaram cerca de R$ 2 milhões que poderiam ser direcionados ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente FMDCA, ou para o Fundo Municipal do Idoso.

No entanto, os números mostram que no ano passado, somente 154 contribuintes fizeram a opção da destinação, garantindo pouco mais de R$ 100 mil reais que foram divididos entre as entidades sociais da cidade.

Apelo da Câmara Municipal

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Wanice Luciana de Oliveira durante última sessão legislativa fez um apelo para que contribuintes possam apoiar a campanha “Leão Amigo”, das crianças, adolescentes e idosos de Paranaíba.