A adesão ao isolamento social em Mato Grosso do Sul para o último sábado (16) foi de 40,5%, número pouco menor que o de Paranaíba que foi de 40,6%. O índice é a taxa média do distanciamento social mapeado nos municípios do Estado que para este dia, registraram variação entre 32,1% e 58,3% do pior para o melhor percentual.
A maior preocupação de autoridades estaduais continua sendo com o baixo número de pessoas que tem permanecido em quarentena, e consequentemente ficando expostas para contrair o vírus. Ao mesmo tempo que o isolamento social diminui, aumentam os casos confirmados de Covid-19, que já se faz presente em 38 cidades sul-mato-grossenses.
Enquanto cientistas de todo mundo trabalham para encontrar uma vacina capaz de combater o novo coronavírus, a única forma de se blindar é permanecendo em casa, além de seguir os protocolos de higiene e usar máscara de proteção caso haja necessidade de ter contato com pessoas de fora do convívio familiar. “Nosso inimigo é muito forte, perigoso, ardiloso e altamente contagioso”, pontuou o secretário de saúde, Geraldo Resende.
Neste domingo (17) a Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou 62 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. O incremento de 12,2% de um boletim epidemiológico para o outro, é o maior já registrado no Estado. De maneira macro, Mato Grosso do Sul contabiliza 570 casos, 15 óbitos, e outros 69 estão sendo investigados. O boletim detalhado pode ser conferido no site www.coronavirus.ms.gov.br . (Com informações Portal do MS)