Foi publicada pelo Ministério de Saúde a Portaria GM/MS Nº 220, de 27 de janeiro de 2022, que habilita os dez leitos de UTI Covid de Paranaíba como UTI fixa. Com a habilitação, Paranaíba receberá um repasse mensal por leito para a Santa Casa, para manter a UTI em pleno funcionamento. Anualmente o valor do custeio será de R$ 1.971.000,00.
“ O prédio para abrigar os leitos ainda será construído, mas os nossos leitos de Covid já estão reconhecidos pelo Ministério da Saúde como leitos fixos. Então, mesmo que a pandemia acabe amanhã nós não vamos perder mais estes leitos. Eles já estão cadastrados e credenciados pelo Ministério da Saúde”, explicou.
Até então, a Santa Casa de Paranaíba possui 10 leitos totalmente equipados para atender pacientes que necessitarem de um leito de UTI geral, sendo eles: cinco leitos de UTI Covid e cinco leitos de UTI geral.
Esta UTI é provisória até a conclusão da construção da UTI definitiva e os leitos serão remanejados para o prédio próprio.
“Daqui cinco ou seis meses irá ocorrer a inauguração dos leitos, que vão atender pacientes de Aparecida do Taboado, Inocência, Cassilândia e Paranaíba”, destacou o prefeito Maycol Queiroz.