Veículos de Comunicação

Economia

"Momento de cautela", alerta economista diante da inflação e elevação da taxa básica de juros

Odirlei Dal Moro, doutor em economia e professor do curso de Administração da UFMS, campus de Paranaíba, foi o convidado do A Casa é Sua desta quinta-feira. Ele explicou a relação e os impactos da alta da taxa Selic e inflação no dia a dia do brasileiro

O economista Odirlei Dal Moro, foi o convidado do programa A Casa é Sua - RCN67
O economista Odirlei Dal Moro, foi o convidado do programa A Casa é Sua - RCN67

O A Casa é Sua recebeu nesta quinta-feira (02) Odirlei Dal Moro, doutor em Teoria Econômica pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) e professor do curso de Administração da UFMS, campus de Paranaíba (MS).

Nosso assunto de hoje foi sobre a relação e impactos da alta da taxa Selic e inflação no dia a dia do brasileiro.

Qual o motivo da alta nos preços de gênero alimentício, combustível; é o melhor momento para investimentos e empréstimos?

“A inflação basicamente é causada por duas coisas: excesso de demanda, ou porque o custo de produção está alto. Nossa economia é altamente dependente de insumos importados. Quando você tem uma desvalorização cambial o impacto é direto nos preços, consequentemente a deterioração do poder de compra”, destacou.

“Quando a gente olha para a taxa de juros, a gente percebe que os financiamentos e empréstimos vão ficar mais caros, tanto para Pessoa Física e Jurídica. É momento de renegociar dívidas para tentar juros menores”, salientou Odirlei em relação a elevação da taxa Selic.

Acompanhe: