Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

MPF recomenda que Dnit recupere trecho da BR-158 com urgência

Precariedade do trecho coloca em risco a segurança dos usuários

Problemas apontados são sinalização deficiente, desníveis e imperfeições na malha viária - Divulgação
Problemas apontados são sinalização deficiente, desníveis e imperfeições na malha viária - Divulgação

O risco à vida dos usuários motivou recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte adote medidas urgentes de recuperação da BR-158, no trecho entre Aparecida do Taboado e Paranaíba. Os problemas apontados são sinalização deficiente, desníveis e imperfeições na malha viária.

O Dnit tem 30 dias para informar se acata ou não a recomendação. Caso aceite as orientações do MPF, deve apresentar em 45 dias o cronograma das obras a serem executadas. O órgão já havia informado a existência de um contrato para a revitalização da BR, que deve ser concluído em janeiro de 2018. Contudo, o Ministério Público quer medidas urgentes.

Em Paranaíba já foram realizados vários protestos dos trabalhadores do Parque Industrial e também dos moradores da Cohab Santa Rita contra a insegurança na travessia da BR-158, ambos ficam do outro lado da rodovia; eles pedem a construção de uma passarela ou mesmo um túnel para que a travessia seja feita de forma segura, uma vez que vários acidentes aconteceram no local.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) classificou o trecho como de “baixíssima qualidade”. Segundo o órgão policial, o serviço de manutenção da via é deficiente e, apesar dos reparos já realizados, as imperfeições persistem. A BR-158 tem 275 quilômetros e faz divisa entre os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás.