No final da tarde desta sexta-feira (4), uma mulher que preferiu ter sua identidade não revelada denunciou ao JPNews maus tratos a animais que habitam o Parque Espelho d’Água, em Paranaíba.
Segundo ela, adolescentes que frequentam o local, principalmente durante a noite, atacam patos. A denunciante diz ter presenciado adolescentes que atiravam pedras e golpes com pedaços de pau e barras de ferro contra as aves.
Além disso, a mulher afirma também ter presenciado pessoas instigarem seus cachorros, durante passeios vespertinos, a atacarem os patos, como forma de “brincadeira” e “diversão”.
O cabo PM Martinez esclareceu que a Polícia Militar recebeu solicitação para ir ao Espelho d’Água para verificação de um caso de maus tratos e que um animal foi encontrado morto. Não havia pessoas no local. O policial pede para que a população fique alerta para essas situações não só no Espelho d’água, e que ao presenciar maus tratos a animais, acione rapidamente o 190. Segundo Martinez, rondas são feitas periodicamente no local, no intuito de coibir essas ações e preservar a integridade dos animais e dos frequentadores do local.
CRIME
Maus-tratos contra animais são classificados como crime pela lei 9.605/98. "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa, prevê o artigo 32.