Uma quadrilha vem aplicando um golpe em cidades de várias regiões do país. Uma rápida pesquisa na internet mostra que o número de vítimas do "golpe da panela" vem aumentando. Paranaíba pode ter entrado na rota da quadrilha, segundo relatos de possíveis vítimas.
Segundo vítimas, os golpistas visitam o comércio oferecendo jogos de panelas. Além de forte argumentação, os "vendedores" fazem demostrações, como jogar tampas de vidro no chão, para provar durabilidade, e, na maioria das vezes, convencem comerciantes e donas de casa.
O golpe se dá quando os clientes vão efetuar a compra. Nesse momento é oferecido um generoso desconto aos compradores que optarem por pagamento com cartão de crédito. Uma "máquina" geralmente apresenta falha de conexão e de transação não efetuada. Os golpitas apresentam uma segunda máquina e voltam a passar o cartão da vítima que, dessa vez, consegue efetuar o pagamento.
O golpe ocorre na primeira tentativa de passar o cartão. A primeira máquina faz a clonagem de dados do cartão do cliente – tatica usada também para cobrança duplicada.
A dona de uma pizzaria de Paranaíba publicou um alerta nas redes sociais sobre estelionatários que estiveram em sua empresa. Após o alerta, outras pessoas relataram também terem sido abordadas por vendedores da mercadoria.
Segundo as vítimas, os golpistas usam carros de luxo e roupas de marca e têm vasto conhecimento do produto oferecido. Não houve relatos de que casos assim tenham sido registrados na polícia.