Uma irregularidade rotineira no Terminal Rodoviário Ubaldino Corrêa da Costa, de Paranaíba, tem incomodado pessoas que utilizam o local. Plataformas destinadas a ônibus são ocupadas por carros e motos, gerando transtornos para empresas de transporte de passageiros.
Para Celso Almeida, de 45 anos, representante da Viação São Luiz, o problema não tem solução imediata porque o terminal não tem estacionamento nem espaço para carros e motos.
Por conta disso, motoristas de ônibus são obrigados a aguardar a saída de carros. No local, segundo Almeida, já houve colisões.
O taxista Valdoir Amador de Resende, 70 anos, cita a falta de um ponto de táxi no local, porque a área usada para o serviço deveria ser apenas para embarque e desembarque dos passageiros.
O diretor do terminal, Ricardo Grande, disse que funcionários do local podem utilizar duas plataformas para estacionamento de carros e motos particulares com autorização do prefeito Ronaldo “Miziara” de Lima (PSDB) desde 2017.
Outro problema é a falta de policiamento de trânsito. Segundo a Polícia Militar, não há policiais em número suficiente para a fiscalização. Mesmo assim, a PM afirma ter aplicado multas em motoristas por estacionamento irregular no terminal.
De acordo com o chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Rogério Dias Rodrigues, a contratação de mais um agente, neste ano, vai possibilitar maior fiscalizações no terminal. Hoje o órgão tem apenas um fiscal.
Um professor que não quis ser identificado na reportagem disse ter presenciado manobras de um motorista à procura de vaga para o desembarque de passageiros no terminal.