Nesta semana, foi divulgada uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que classificou Paranaíba com o Índice Firjan de Gestão Fiscal de 0,8533 sendo o 18º maior do Estado. O Município de Paranaíba saiu de um índice de 0,6847 em 2020, quando ocupava a posição 36º, para o índice atual de 0,8533 sendo o 18º no ranking estadual. A média nacional é 0,6250.
O Índice Firjan de Gestão Fiscal IFGF, é realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro para contribuir com o debate sobre a eficiência da gestão fiscal, abrangendo todo o país e com foco na gestão dos recursos públicos pelas prefeituras.
Mato Grosso do Sul tem seis prefeituras em situação fiscal crítica referente ao ano de 2022, outras 16 cidades estão em condição classificada como difícil, enquanto 57 municípios estão em estado bom ou excelente.
O IFGF é composto por 4 indicadores: autonomia (capacidade de financiar estruturas administrativas); custos com pessoal (custos com pessoal/rendimento corrente líquido); liquidez (cumprimento de obrigações financeiras) e investimento (investimentos/rendimento total).
Esta é a primeira vez que o Município ocupa a posição de “gestão fiscal excelente”.