Veículos de Comunicação

PREVENÇÃO

Paranaíba inicia campanha de imunização contra a dengue

Horários ampliados e plantões aos sábados para facilitar o acesso à vacina contra a dengue. Ações serão realizadas durante todo o mês

Vacina contra a dengue previne casos graves e mortes
Vacina contra a dengue previne casos graves e mortes | Reprodução/GovMS

A cidade de Paranaíba deu início no último dia 27 de janeiro a uma campanha de vacinação contra a dengue, conforme determinação do Estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é intensificar a imunização e alcançar a maior parte da população possível, com a participação dos 79 municípios do estado na ação.

Em entrevista à Cultura FM, Ana Paula Oliveira, coordenadora de imunização do município, detalhou o funcionamento da campanha. As vacinações estão sendo realizadas em todas as sete unidades de saúde da cidade, com horários ampliados para atender melhor a população.

De segunda a sexta-feira, as unidades funcionam das 6h30 às 11h e das 12h30 às 16h, com atendimento até às 17h durante todo o período da campanha, que se estenderá até o dia 25 de fevereiro.

Além disso, haverá plantões de vacinação aos sábados, com um novo formato. “A mudança foi feita para garantir que as áreas mais específicas sejam atendidas de forma mais eficiente“, explicou Ana Paula. Nos próximos quatro sábados, as unidades estarão abertas em locais esporádicos, atendendo aos bairros de maneira mais focada.

Neste sábado (1º), os postos de vacinação serão as unidades ESF Lourdes e Santa Lúcia, com funcionamento das 7h às 12h. Já no dia 8 de fevereiro, a vacinação ocorrerá nas unidades ESF Santo Antônio e Doutoriá, também das 7h às 12h. No dia 15 de fevereiro, será a vez das unidades ESF Ana Lígia e Dona Hilda, e no dia 22 de fevereiro, o atendimento será na ESF Daniel, também das 7h às 12h.

É importante lembrar que, apesar da recomendação do Estado para a ampliação da vacinação, Paranaíba segue as orientações do Ministério da Saúde e estão vacinando apenas a faixa etária de 10 a 14 anos, devido à falta de lotes de vacina disponíveis para janeiro e fevereiro. “Quando o indivíduo já contraiu dengue, ele deve esperar seis meses após o diagnóstico para receber a vacina. E, para quem já tomou a primeira dose, o intervalo entre as doses é de 90 dias“, esclareceu Ana Paula.

A coordenadora reforçou ainda que, em caso de dengue confirmada, a vacina pode ser aplicada após um intervalo de 30 dias após o término da doença. A campanha segue até o final de fevereiro, e é fundamental que a população se mantenha atenta às datas e locais para garantir a imunização.

A Prefeitura de Paranaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação para o controle da dengue no município e a proteção de todos contra o avanço da doença.