Na manhã deste domingo, aproximadamente 80 pessoas participaram da 1ª Caminhada Passos que Salvam, organizada por um grupo de voluntários de Paranaíba para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. A caminhada foi realizada, simultaneamente, em 117 cidades de 14 Estados brasileiros.
A caminhada é realizada sob a coordenação do Hospital do Câncer de Barretos desde 2012. Desde então, a cada ano cresce o número de cidades e Estados, participantes na luta contra o câncer infantil.
O coordenador regional do Hospital do Câncer, José Antônio Queiroz, assinala que todo esforço é preciso para o diagnóstico mais cedo possível do câncer infanto-juvenil. “Quanto mais cedo for identificado, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura”, ressalta.
Durante a caminhada foram distribuídos panfletos com informações sobre os sinais e sintomas do câncer infantil. A professora Nelcina Pimenta, organizadora da 1ª Caminhada, disse que foi dado o primeiro passo de uma grande campanha de conscientização sobre prevenção.
“A caminhada foi maravilhosa”, disse uma das participantes, Adma Lopes. Ela sugere que outras caminhadas em outras partes da cidade sejam feitas para que as informações possam ser levadas para maior número de pessoas.