Paranaíba registrou alto índice de infestação de Aedes Aegypti, conforme LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti). O município manteve o índice de 0,1% de infestação classificado como alto risco epidemiológico. O Departamento de Endemias, por meio da Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores, realizou o 5º ciclo de levantamento entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.
“Além das visitas domiciliares, haverá orientação à população através da equipe de educação em saúde e visitas em pontos estratégicos que são feitas semanalmente por um agente específico. A cada 15 dias, eles passam visitando os pontos”, explicou o coordenador do Controle de Vetores, Fábio Rogério Guimarães de Freitas, que também chamou à atenção da população em relação a depósitos nos imóveis que possam virar criadouros devido à chuva esporádica e a temperatura favorável à proliferação do Aedes Aegypti.
Neste levantamento foram inspecionados 886 imóveis no decorrer das visitas e foram vistoriados diversos depósitos caixa d’água elevada, outros depósitos de armazenamento de água (baixo), pequenos depósitos móveis, depósitos fixos, pneus e outros materiais rodantes, lixo, recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos e depósitos naturais.
Além do Levantamento, visitas em pontos estratégicos são feitas semanalmente por um agente específico.