Veículos de Comunicação

Educação

Paranaíba reúne educadores dos municípios da Costa Leste

Experiências de 17 escolas estaduais para melhorar índices educacionais

Secretária de Educação de MS, Maria Cecília quer melhorar índices do IDEB  - Divulgacão
Secretária de Educação de MS, Maria Cecília quer melhorar índices do IDEB - Divulgacão

Paranaíba recebeu nesta terça feira (03) o terceiro encontro da “Teia da Educação – Fortalecendo a Rede de Aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, que reuniu em torno de 90 profissionais entre diretores, diretores-adjuntos, coordenadores pedagógicos, secretários e supervisores de Gestão Escolar de seis municípios da Costa Leste.

A proposta é ampliar o diálogo com os profissionais da Rede Estadual de Ensino das 17 escolas estaduais de das escolas estaduais de Cassilândia, Aparecida do Taboado, Inocência, Água Clara, Selvíria e Paranaíba, visando melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

De acordo com a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola, o objetivo é destacar o papel dos dirigentes escolares na melhoria da aprendizagem dos estudantes, como forma de evitar reprovações e abandono. A secretária acompanhou o relato das experiências que cada escola está fazendo para melhorar a proposta pedagógica.

Para ela o importante é identificar o que cada escola está fazendo para melhorar a aprendizagem, visando elevar os índices educacionais de Mato Grosso do Sul.  “Hoje as escolas trouxeram para nós o que estão fazendo, como estão materializando ações para que tenham melhorias na qualidade do ensino e nós tivemos uma aula de criatividade dos diretores e seus coordenadores”.

No último relatório sobre desempenho da educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Mato Grosso Sul não conseguiu superar as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC) no ciclo final do ensino fundamental (8º ano e 9ª série) e no ensino médio (3º ano). Melhorar esses índices foi um dos compromissos de campanha do governador Reinaldo Azambuja