Veículos de Comunicação

Alerta Inmet

Paranaíba tem alerta de baixa umidade do ar nesta quarta-feira

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo

De acordo com o Inmet, o fenômeno terá início às 13h e a previsão é de que dure até 18h desta quarta-feira - Talita Matsushita/RCN67
De acordo com o Inmet, o fenômeno terá início às 13h e a previsão é de que dure até 18h desta quarta-feira - Talita Matsushita/RCN67

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de extrema baixa umidade para Paranaíba e outras cidades da região do Bolsão Sul-mato-grossense. O órgão classificou o alerta como amarelo, de perigo potencial, e deu instruções para quem vive nessas cidades.

De acordo com o Inmet, o fenômeno terá início às 13h e a previsão é de que dure até 18h desta quarta-feira. Durante esse período, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, indicando, ainda que baixo, risco de incêndios florestais e à saúde.

Além de Paranaíba, o município de Aparecida do Tabuado está em alerta, com os órgãos municipais devendo aplicar medidas de contingência devido a umidade relativa extremamente baixa e secura do ar.

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, os municípios de Cassilândia, inocência e Selvíria também estão em situação de extrema estiagem, há 39 anos sem chuvas significativas. Além de outros municípios da região nordeste do estado, com situação ainda pior, de seca máxima excepcional, há 44 dias sem chuva significativas, umidade mínima abaixo de 14% e sem previsão de chuvas nos próximos dez dias.

As orientações do instituto é para que os habitantes desses municípios bebam bastante líquido, evitem desgaste físico, exposição ao sol e, em caso de dúvidas, procurem a Defesa Civil, no telefone 199, e/ou o Corpo de Bombeiro, no 193.

Acompanhe: