Dois casos de maus-tratos a animais do Parque Espelho d’Água, em Paranaíba, repercutiram em redes sociais nesta semana. Segundo uma moradora, adolescentes atacavam os patos com pedras, pedaços de pau e barras de ferro. Uma ave foi encontrada morta.
Na quarta-feira (14), um jacaré que apareceu em um trecho do córrego Fazendinha, na área urbana da cidade, foi atacado a pauladas e pedradas, que causaram ferimentos.
Nos dois casos, segundo relatos de testemunhas, os agressores eram crianças e adolescentes que cometeriam os maus-tratos “apenas por diversão”.
A Associação Amigos dos Animais (AMA) disse ter conhecimento dos casos, mas relatou ter recebido outras denúncias de maus-tratos. A maioria contra cães e gatos.
O parque Espelho d’Água fica na avenida João Rodrigues Lopes, na zona Oeste da cidade, e ocupa área de aproximadamente 20 mil metros quadrados. O local tem quiosques, é urbanizado e não possui taxas de utilização. O local também não possui vigilância.
CRIME
Maus-tratos contra animais são classificados como crime por lei federal de 1998. “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa, prevê o artigo 32.