O prédio da antiga UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi inaugurado na última quarta-feira (30), em Paranaíba, depois de quase nove anos de sua construção. Entretanto, a cidade continua sem uma UPA. O local agora abriga as novas instalações da Farmácia Básica do município, Vigilância em Saúde, Serviço de Inspeção Municipal, além do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Devido à pandemia de Covid-19 não foi realizada cerimônia formal.
“Hoje é uma realidade. Foi com recursos próprios do município que conseguimos entregar essa obra”, ressaltou Débora Queiroz, secretária de Saúde.
Inaugurada em 2012 na gestão do ex-prefeito, José Garcia de Freitas, a unidade recebeu investimentos, na época ,de R$ 1.149 milhão (recursos estaduais) e R$ 300 mil em recursos do município. No entanto, nunca entrou em funcionamento e foi centro de polêmicas quanto a sua destinação, além de denúncias de abandono e depredação.
Em 2015, o então prefeito Diogo Robalinho de Queiroz (Tita), afirmou que a obra era um “elefante branco e presente de grego” e descartou colocar a UPA em funcionamento.
O atual prefeito, Ronaldo José Severino de Lima, em plena campanha para o cargo de prefeito de Paranaíba, nas eleições de 2016, disse que a UPA do município seria aberta, e não sendo viável, o prédio seria posto em funcionamento.
“Será o fim de um ciclo. Seguimos firmes e com dedicação em melhorar a vida da população”, destacou Ronaldo em sua rede social.
O atual prefeito não compareceu na solenidade por motivos familiares.
Veja: