Paranaíba vai receber o Programa “Jovem Aprendiz”, que possibilitará a inserção de jovens no primeiro emprego.
O Programa Jovem Aprendiz é um Programa do Governo Federal aprovado no ano 2000, mas regulamentado em 2005. A lei determina que todas as empresas de médio e grande porte devem ter de 5 a 15% de menor aprendiz em sua staff. Para a implementação dessa Lei nos municípios é necessário ser regulamentada por uma lei municipal, como ocorre em Paranaíba.
A lei Municipal nº1.890, que trata da implantação do programa Jovem Aprendiz, havia sido aprovada no dia 16 de setembro de 2013, porém, somente em 2021 que o programa será colocado em prática em Paranaíba.
Edivando Quirino, secretário de indústria e comércio, destacou que diversas empresas do município já estão disponibilizando vagas para o programa, e reforçou que como procede em todos os programas, é necessário que o jovem esteja de acordo com os requisitos, para que seja possível se inscrever e aproveitar a oportunidade. E espera que várias empresas façam adesão ao programa Jovem Aprendiz.
Para entrar no programa jovem aprendiz o candidato deve ser considerado baixa renda, com renda familiar de até um salário mínimo (laudo da Secretaria de Assistência Social); ter cursado em escola pública em toda a sua vida escolar ou em escola particular como bolsista; ter menos de 25 anos.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Prefeitura.
(Com Assessoria)
Acompanhe: