A Associação Amigos da Natureza do Bolsão (ANB), de Paranaíba, desenvolveu um projeto que visa revitalizar do rio Santana. O projeto "Bacia Santana" quer a preservação, recuperação e a manutenção das matas ciliares e nascentes. O projeto está orçado em mais de R$ 2 milhões.
De acordo com Paulo Sérgio Gomes, presidente da ANB, recentemente a ANA (Agência Nacional de Águas) abriu um edital para cadastro de projetos de recuperação do solo e da água. Na Prefeitura, a iniciativa da ANB foi cadastrada, por meio do Sincov.
No projeto, o trabalho é divido em quatro etapas; começa no Alto Tamandaré e termina na região da ponte dos Coqueiros. A iniciativa tem o objetivo de construir microbacias, visando aumentar a quantidade e a qualidade de água por meio de ações de conservação, recuperação e manejo integrado. O projeto visa o isolamento de todo perímetro do rio Santana com levantamento de terraços embutidos e consequentemente o plantio de mudas nativas da região em cima dos terraços, desde o distrito do Alto Tamandaré até encontro com o rio Paranaíba. O percurso total de é de 110 quilômetros, divididos em quatro etapas, com duração de 46 meses e custo estimado em R$ 2.573.315. "Com a ação, queremos a preservação, a recuperação e a manutenção em todas as margens do rio Santana", contou Paulo Sérgio.
Na sessão da Câmara Municipal do último dia 10, o vereador Heliomar Cangussu da Silva (Baixinho), apresentou o projeto, como indicação, que será enviado ao deputado federal Vander Loubet.
O presidente da ANB observou que, no momento, é preciso de apoio político para que o projeto seja viabilizado. "Nós precisamos do apoio das autoridades constituídas para que a iniciativa vire realidade", comentou. Ele explicou que, se o projeto não for aprovado pela ANA, será preciso a busca de recursos, principalmente na esfera federal.
A ANB é uma associação sem fins econômicos, de caráter não governamental, sem cunho político ou partidário, que tem como finalidade a recuperação, preservação e manutenção da boa qualidade de vida de toda biodiversidade. O slogan da ANB é “Sustentabilidade Integrada e Consciência”.