Os internos do Estabelecimento Penal de Paranaíba (EpPar) participaram na última sexta-feira, 25, do Projeto: Mercado de Trabalho: Desafios e Oportunidades, desenvolvido pelos professores que atuam na Unidade Penal. Participaram do evento os internos da unidade que frequentam regularmente as aulas.
Com o apoio do diretor da unidade, José Ronaldo da Silva, o evento abordou sobre a importância do trabalho e a necessidade da busca de uma profissão. A psicóloga Moêmia Maria Queiroz, gerente do CIAT(Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) marcou presença no evento e estimulou por meio de suas palavras a busca pessoal que cada pessoa que está privada de liberdade deve realizar para alcançar seus objetivos.
Ela ainda destacou a importância do currículo, comunicação, apresentação e honestidade no momento de uma entrevista para uma vaga de emprego. Na ocasião os alunos também puderam apresentar seus trabalhos de artesanato que são produzidos na unidade penal. De acordo com Antoniel Oliveira, um dos professores, entende-se que todos possuem dons, talentos e potencialidades "das quais podem ser usadas para contribuir positivamente com a sociedade".
O Projeto foi desenvolvido no decorrer do segundo semestre do ano letivo de 2016 e é uma iniciativa dos professores lotados na Escola Estadual Pólo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine que oferece o ensino regular nas unidades penais do Estado do Mato Grosso do Sul.