A gerência regional da Sanesul amplia para Chapadão do Sul, Inocência e Aparecida do Taboado a campanha de coleta de óleo usado em cozinha, iniciada no ano passado em Paranaíba. Serão instalados pontos de coleta nas escolas da rede pública e privada e no comércio das cidades.
De acordo com o gerente regional da empresa de Saneamento, Ronaldo Severino Miziara, o objetivo é reduzir a interferência do óleo usado em cozinha na rede de esgoto de cada município, uma vez que quando descartado na pia, ralo ou vaso sanitário, o óleo de cozinha pode provocar o entupimento da rede, além de poluir o meio ambiente. Em Paranaíba, estão instalados mais de 20 pontos de coleta nas escolas estaduais, municipais, área rural e nos principais supermercados da cidade.
A população participa da campanha levando o óleo de cozinha em garrafas pet e, a cada dois litros, recebe um cupom para participar de sorteio marcado para o final do mês de março. O óleo coletado será vendido e o dinheiro arrecadado será revertido para instituições de caridade.
Lançado no mês de novembro passado, em Paranaíba, a campanha não atingiu os índices de coleta desejados e, por isso mesmo, a gerência regional da Sanesul quer transformar a iniciativa que conta com apoio de ambientalistas, em campanha permanente.
Ronaldo Miziara afirmou que deve buscar apoio para que a população receba esclarecimentos sobre os impactos ambientais na rede de esgoto, rios e lençóis freáticos, com orientação sobre o descarte adequado do óleo que a dona de casa utiliza na cozinha. (Roberto Chamorro)