Cerca de 25 conselheiros tutelares de municípios do Mato Grosso do Sul começaram a ser capacitados nesta segunda-feira, 24, pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Entre os municípios estão: Brasilândia, Bataguassu, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Santa Rita do Pardo.
O curso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência aos Conselhos Tutelares vai até esta quarta-feira, 26.
A capacitação vem sendo ministrada pela Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), responsável pela supervisão e acompanhamento do Programa Sipia-CT Web/MS.
O encontro ocorre na Escola Estadual Hércules Maymone, localizada na rua Joaquim Murtinho, n° 2.612, bairro Itanhangá Parque, em Campo Grande. Os conselheiros têm à disposição uma sala multimídia.
O Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência (Sipiact/WEB) propõe a criação de um sistema de registro e tratamento de informações sobre a garantia dos Direitos Fundamentais preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/90), colocando-se, pois, como um instrumento para a ação dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos nos âmbitos municipal, estadual e federal.
O SipiactWEB possibilita ao cidadão fazer uma denúncia e o acompanhamento on-line através do site: www.sipia.gov.br .