Veículos de Comunicação

Inclusão

Simpósio sobre autismo reúne especialistas na UFMS

Capacitação e integração para formação de rede de apoio ao autista

Evento apresentará resultados de pesquisas sobre autismo - revista viverbem
Evento apresentará resultados de pesquisas sobre autismo - revista viverbem

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realiza entre os dias 18 a 21 de maio, no campus de Paranaíba, o 1º Simpósio Colorindo Azul: Intervenção Escolar em Autismo. Participam do evento, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, agentes de saúde e professores da educação básica.

 A palestra de abertura nesta quarta-feira(18), com o tema “Importância do diagnóstico para a Escola”, será feita pela Dra. Simone Secco da Rohca, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social , comunicação  verbal e  não verbal e comportamento restrito e repetitivo.

 De acordo com a coordenadora do evento, Dra. Ana Luiza Bossolani Martins, o 1º Simpósio Colorindo o Mundo Azul tem como objetivo integrar diferentes profissionais, por meio de minicursos, conferências e apresentação de trabalhos que não só capacitem os professores, como permita que eles possam se integrar e formar uma rede de apoio à escola e para o melhor desenvolvimento de seu trabalho como educador para os autistas.

Uma das pesquisas em andamento, segundo informou Bossolani, será a possibilidade de realização, em Paranaíba, do primeiro estudo de prevalência do Transtorno Autista em Mato Grosso do Sul. Alguns números relatam que a taxa média de prevalência do Transtorno Autista é de cerca 15 casos por 10.000 indivíduos, sendo mais comum entre os meninos.