O Sindicato Rural anunciou nesta semana várias mudanças no formato do rodeio da Exposição Agropecuária de Paranaíba (Expopar). Em 2015 a Cia de Rodeio Paulo Emílio será responsável pela organização do rodeio.
A premiação este ano em Paranaíba será de R$ 80 mil e terá a participação dos melhores peões brasileiros, com três internacionais e a participação de cinco peões de Paranaíba.
Nos anos anteriores, a Expopar passou pelo Circuito Crystal e pela PBR, o que não agradou muito o público, por ter um estilo muito técnico imitando o rodeio americano, voltado para as câmeras de televisão, sem valorizar a participação do público e o trabalho do narrador.
O proprietário da companhia, Paulo Emílio, esteve em Paranaíba, e falou sobre o papel que desempenhará nesta nova proposta que o Sindicato Rural pretende implantar este ano. Segundo Paulo Emílio, a diretoria do Sindicato Rural pretende se envolver mais na organização do rodeio, diferente dos outros anos, que ficava totalmente por conta das empresas contratadas.
O rodeio será, segundo ele, bem diferenciado, trazendo os melhores peões da atualidade, que estão nas competições do rodeio brasileiro. Também disse que os locutores serão os que a população de Paranaíba mais gosta: Piracicabano e Márcio Alexandre.
“Vamos trazer os melhores animais do Brasil, melhores touros, e, com certeza, vamos fazer uma festa muito melhor que a do ano passado, com a cara de Paranaíba, o que o público quer ver. Um rodeio mais alegre, juntamente com a parte técnica, brincando com o público”, disse Paulo Emílio.
Émerson Leonardo (Turú), diretor de rodeio da Cia Paulo Emílio, falou sobre a parte técnica do rodeio. Segundo ele vai ter o rodeio normal, que começa na quinta-feira e termina no domingo, mas vai ter uma novidade, onde paralelamente acontecerá um rodeio em times, onde os competidores serão divididos em equipes.
Durante todos os dias acontecerão os dois tipos de rodeios, com duas finais no domingo, uma do rodeio tradicional e a outra do rodeio de times. Após as duas finais, no domingo, acontecerá o Quem É Quem, onde o melhor do rodeio em times irá competir com o campeão do rodeio profissional 2015.
Em Paranaíba serão 36 montarias, divididas em sete times. Serão 35 peões competindo mais o coringa, que também será novidade em Paranaíba. O coringa é um competidor convidado especial que não vai estar em time nenhum, mas haverá um sorteio todos os dias para ver qual será o time que ele irá ajudar.
“Paranaíba já tem uma tradição de ter um bom rodeio, ainda mais este ano, trazendo a estrutura do rodeio de Rio Preto para cá, praticamente o Rodeo Country Bulls, com mais a ideia deste novo formato, e a premiação, sem dúvida, uma das melhores do Brasil”, afirmou Turú.