Um dos cursos mais visados oferecidos pelo Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) teve início nesta quinta-feira em Paranaíba. Ministrado pelo orquidófolo Sergio Ostetto, as vagas são sempre poucas para a grande procura do curso de cultivo de orquídeas.
A finalidade é aprimorar os conhecimentos daquelas pessoas que já tem orquídeas, com o objetivo de prepara-las para comercializar a planta. No curso são ensinados como fazer mudas, cultivar as orquídeas, manutenção da planta com fertilizantes, defensivos caseiros, entre outros tópicos.
“Tudo que a pessoa precisa saber para ter orquídeas lindas é ensinado no curso. Sempre tem atingido a lotação máxima, que é de 15 pessoas; nunca sobra vagas”, disse.
Para este ano, Sérgio destaca que ainda não tem a agenda do ano todo, somente do mês de março, quando serão ministrados cursos em Coxim e Figueirão. Em Paranaíba o curso se encerra nesta sexta-feira às 17h.
Para ele, cultivar orquídeas é um hobby e terapia, além de uma arte, mas acima de tudo é fazer amigos. “A orquídea transporta você para um outro mundo, sem estresse. Com dois minutos com as orquídeas, você está num mundo diferente, de muita paz, com qualidade de vida para viver 120 anos”, disse.