No próximo dia 31 o Sindicato Rural realiza em Paranaíba a Feira de Touros Pró Genética, das 7h às 16h, no Parque de Exposições. A feira é das raças zebuínas, que a Associação Brasileira dos Criadores de Zebuínos (ABCZ) controla. Esta é a primeira vez que a feira é realizada no Estado.
“Paranaíba é pioneira na realização desta Feira, é uma oportunidade dos produtores que têm interesse em adquirir touros da raça zebuína”, disse Fabio Macedo, vice-presidente do Sindicato Rural. As raças controladas pela ABCZ são o bramam, nelore mocho, nelore padrão, guzerá, guzerá leiteiro, gir, gir leiteiro, tabapuã, indubrasil e cindi. Para participar é preciso que os animais estejam na faixa etária dos 20 aos 42 meses. Todos os animais tem que ter o registro genealógico definitivo. “É o caranguejo na perna que a gente fala. O furo da peneira fica mais fino”. Além disso é preciso ter o exame de brucelose, andrológico e tuberculose. “Não é um leilão, é uma feira, com preço fixo”, destaca.
Fábio disse ainda que apesar de haver uma restrição de crédito, haverá uma parceria com o Banco do Brasil e Sicredi e por isso será possível o financiamento dos animais.
Será realizada ainda, por um técnico da ABCZ, uma palestra sobre melhoramento genético com destaque para a importância e o impacto de usar touros de qualidade. “Em Paranaíba tem somente a oportunidade de adquirir estes animais durante os leilões, e depois desta data somente no ano que vem”, disse.
Segundo Fábio, agora é a estação de monta, portanto um ótimo período para investir. As fichas de demanda estão na Zebu Leilões, Leilosin, Capim, Coopar, sede do Sindicato Rural, Camda, Veterinária Boi Gordo. “Colocar o nome na ficha não quer dizer que o produtor vai comprar, apensa ajuda a selecionar os animais que serão apresentados aqui e também a quantidade de animais que precisam vim”, disse.