Com o objetivo de promover cada vez mais a informação dos direitos do consumidor, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subseção de Paranaíba, criou recentemente a Comissão do Direito do Consumidor. O trabalho é feito com esclarecimentos em redes sociais e reuniões entre os membros.
Conforme o membro da Comissão e advogado, Dirceu Moro Alessi Filho, sem informação, as pessoas se tornam vulneráveis e por isso caem em golpes da internet, por exemplo, ou não buscam seus direitos em caso de algum prejuízo. “Nós formamos a Comissão com o intuito de promover informação no sentido de conscientizar tanto a população quanto até mesmo nossos colegas advogados sobre eventuais direitos consumeristas, violação de direitos e sobre alguma possibilidade de indenização”, destaca.
As reuniões são feitas semanalmente e em uma página no Instagram são feitas publicações sempre trazendo alguma curiosidade relacionado ao tema. Uma das dúvidas mais frequentes e que gera dano são os golpes pela internet.
“A questão da condição atendimento a população a gente só esclarece dúvidas, não atuamos como advogados. Caso a pessoa venha a ter um direito violado, quem achar que sofreu algum golpe, a nossa recomendação é sempre procurar um advogado”, destacou.
Segundo ele, muitas pessoas não sabem de que maneira ela pode obter informações mais acessíveis para buscar um advogado e reaver esse direito. “Hoje, mesmo a gente com a era da internet, as pessoas ainda têm muita dúvidas, tais quem procurar e como proceder nesses tipos de assuntos. E, exatamente por causa dessa carência de informações é que as pessoas se tornam vulneráveis”, apontou.