Veículos de Comunicação

Pesque, Pese E Solte

Torneio de pesca esportiva reunirá 150 barcos no rio Paranaíba

Duplas de todas as regiões disputam premiação

Campeões do ano passado, pai e filho pescaram tucunaré de 58 cm  - Roberto Chamorro
Campeões do ano passado, pai e filho pescaram tucunaré de 58 cm - Roberto Chamorro

Aproximadamente 150 duplas de pescadores estarão em Paranaíba nos dias 2,3 e 4 de setembro durante o 3º Torneio de Pesca promovida pela Associação de Pesca Profissional de Paranaíba APEPAR.  Uma grande estrutura já esta sendo preparada para abrigar no Parque Aquático Alencastro os adeptos da pesca esportiva.

“Será oportunidade de um grande reencontro de amigos que tem em comum a paixão pela pesca esportiva”, disse presidente da Apepar, Sergio Poleti, ao fechar a programação. Estão previstas premiações no valor de R$ 70 mil para os participantes. Além dos torneios, haverá palestras, exposição, shows e entrega de troféus. As inscrições estão abertas na Casa do Pescador e a entrada será gratuita ao público.

A programação prevê para o dia 02, sexta-feira: Torneio de Arremessos, palestras, exposição, jantar. No dia 03, sábado – Torneio de Pesca, show musical, entrega de troféus e no dia 04, domingo, o Torneio de Pesca Sóca.

Entres os prêmios: 1 Honda Biz 0 km, ofertada pela Moto e Cia de Paranaíba; 1 Motor de Poupa 15 HP, brinde da Jamel; 1 Motor de Poupa 15 HP, 1 Barco Pontal, gentileza do empresário Ailton da Silva Gonçalves; 1 Barco Pontal, oferta de Niceias Barbosa de Souza; duas carretas para Barco, brinde da ODNE- Fabricantes de Carretas e mais cinco 5 Motores elétricos.

 

O presidente da Apepar lembra que para competir, os pescadores seguem um regulamento, onde cada dupla participante deve pescar cinco peixes de no mínimo 30 cm sendo que os maiores peixes serão classificados para troféus, além de colocar o barco, no mínimo quatro horas dentro da água.

Este ano o rio Paranaíba está cheio, no limite máximo, observa Sergio Poleti. “Graças a Deus abençoou nossa riqueza que é o rio Paranaíba”, disse ele. Uma das novidades do 3º Torneio de Pesca Esportiva será a realização do 1º Torneio de Pesca Infantil, para até 12 anos, desde que acompanhado por um responsável.

 Ele prevê uma grande movimentação para o comercio de Paranaíba, nos dias do evento, com movimento na rede hoteleira, postos de gasolina, supermercados e lojas de pesca. “O intuito da pesca esportiva é preservar o peixe. Hoje para nós, o rei do rio, o Tucunaré, quando ele está na água ele tem um valor agregado muito alto. Então, todos que estão nas embarcações têm a consciência de pescar, pesa e soltar”, enfatizou Sergio Poleti.