A unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) de Paranaíba comemorou na última terça-feira 20 anos de história. O reitor da Universidade, Fabio Edir Santos, esteve em Paranaíba para festejar a data.
O reitor destacou que a as comemorações são em todo Estado e lembrou que a unidade de Paranaíba nasceu junto com a Uems, em agosto de 1994, quando ocorreu a aula magna. “Temos a honra de trabalhar em Paranaíba há 20 anos e podemos observar como a Universidade cresceu junto com a cidade”, disse.
Atualmente são oferecidos três cursos, direito, psicologia e ciências sociais, num total de aproximadamente 800 alunos,além disso há a oferta de um mestrado, na área da educação.
Fabio ainda lembrou que no início foi difícil, devido a falta de estrutura e professores, mas hoje, com 15 unidades, a Uems está consolidada. Para o momento não há a previsão de implantação de novos cursos em Paranaíba, mas aguarda a aprovação segundo doutorado da Uems para a cidade, na área da educação.
Em Paranaíba, a Uems foi a primeira instituição de ensino superior a se instalar. E segundo o gerente da Unidade em Paranaíba, Ademilson Batista Paes é uma alegria comemorar esta data, já a Universidade cresceu muito desde sua criação. “A Uems foi criada para formar professores; hoje decorridos 20 anos não há esta meta, formamos bacharéis em diversas áreas, com diversidade muito grande, como física em Dourados e ciências sociais em Paranaíba”, disse.
Ademilson ainda disse que hoje com o Sisu são atendidos alunos de diversas regiões do País, com alunos da Bahia, Maranhão e Amazonas, e os vizinhos São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
O ciclo de comemorações será encerrado em 8 de agosto, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande.
Criação
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi criada pela Constituição Estadual de 1979 e ratificada pela constituição de 1989 conforme os termos do disposto no artigo 48 do Ato das Disposições Constitucionais de 1989, foi instituída pela Lei nº 1461, de 20 de dezembro de 1993, com sede e foro na cidade de Dourados.
Visando dar atendimento ao disposto constitucional, em 1993, o governo nomeou a Comissão de Implantação da UEMS para que se delineasse uma proposta de Universidade voltada para as necessidades regionais objetivando superá-las e contribuir através do ensino, da pesquisa e da extensão para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado.
Através de reuniões com as comunidades locais, foram definidas as necessidades regionais e chegou-se à concepção de uma Universidade com vocação voltada para a propagação do ensino superior no interior do Estado, alicerçado na pesquisa e extensão, respaldada na Política de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, que se propunha a reduzir as disparidades do saber e alavancar o desenvolvimento regional.
Em fevereiro de 1994, o Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul deu parecer favorável à concessão da autorização para implantação do Projeto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e aprovação de seu Estatuto e Regimento Geral, porém, faltava ainda à autorização do então Conselho Federal de Educação, conforme a legislação vigente.