Veículos de Comunicação

Honra Ao Mérito

UFMS homenageia professora com medalha de Honra ao Mérito

Silvia Maria Bonassi recebe congratulações pelos anos de serviços públicos prestados

Silvia Bonassi, professora homenageada, e Andreia Cristina Ribeiro, diretora do campus - Arquivo pessoal
Silvia Bonassi, professora homenageada, e Andreia Cristina Ribeiro, diretora do campus - Arquivo pessoal

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) campus de Paranaíba (CPAR), homenageou uma de suas principais integrantes do corpo docente da instituição no município, a professora Silvia Maria Bonassi. A direção do campus, através da diretora Andreia Cristina Ribeiro, e vice reitora da instituição, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, entregou à Silvia uma medalha de Honra ao Mérito pelos anos de serviços públicos prestados.

Especialista em metodologia do ensino superior, psicologia evolutiva, psicopedagogia e formação psicanalítica para psicodiagnóstico da infância e avaliação projetiva da personalidade, Silvia Bonassi é Mestre em Educação Especial (Prod. Científica e RH) pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade Camilo Castelo Branco com o projeto pesquisa: Caracterização do estresse dos doentes renais crônicos em hemodiálise em tratamento em Paranaíba (MS).

Com 25 anos de experiência em Psicologia, Saúde e Educação, a homenageada foi docente da Universidade Estadual de Maringá (PR) por dois anos, na Fundação Educacional de Fernandópolis (SP) por 16 anos e por três anos na UNICASTELO, também de Fernandópolis, antes de iniciar sua trajetória na UFMS.

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desde setembro de 2005, Silvia Bonassi iniciou seus trabalhos na instituição com o objetivo de supervisionar estágios na área de Psicologia clínica (Psicanálise), além de ter como meta constituir o serviço de Psicologia, visando a avaliação e reconhecimento do curso pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura).

Em entrevista exclusiva ao JP News, a professora contou como foram efetivados os laços e a realização do seu trabalho na UFMS Paranaíba, reconhecido através dessa homenagem que recebeu.

“Na UFMS desde setembro 2005, em 3 de julho de 2006 tomei posse como professor efetivo, coordenei o serviço de psicologia por seis anos. Em trabalho de equipe da UFMS e parceria com o município coordenei dois projetos de extensão de enfrentamento a violência sexual contra infância e adolescência. Coordenei o projeto de extensão voluntário “Brinquedoteca terapêutica” que ocorreu por dois anos na pediatria da Santa Casa de Paranaíba.”, disse Bonassi.

“A universidade inaugurou o campus oficial em 2007 e as instalações oficiais da clínica escola em 2009. Foram criados os departamentos dos cursos, a equipe de docentes efetivos foi ampliada e muitas mudanças ocorreram para melhor funcionamento do CPAR/UFMS. O laço com acadêmicos sempre foi amistoso, vista como professora exigente, mas solícita, meu trabalho foi reconhecido pela rede de amigos amealhados no cotidiano universitário. Fui madrinha de seis turmas formandas.”, pontuou a professora.

Sobre a homenagem recebida, Silvia Bonassi falou sobre gratidão e futuro. “Fica aqui a minha gratidão à homenagem prestada pela reitoria UFMS e direção de campus CPAR que com esse gesto trouxe a tona a importância da dedicação ao serviço público. O CPAR tem três cursos universitários, sou o docente mais antigo desse campus. Meu compromisso com o trabalho e as práticas psicológicas sempre foi dedicado à formação profissional e qualidade de atendimento a pessoas. Penso que a humanização das práticas psicológicas e educacionais é motivadora e nos faz pessoas melhores, num Brasil que clama por seriedade, diante inúmeros percalços, a procura da melhoria da educação superior.”, disse.