Veículos de Comunicação

Dia Internacional Da Mulher

Vereadora Keyne Queiroz fala sobre representatividade feminina na política e na sociedade

Única representante mulher na Câmara de Vereadores de Paranaíba, parlamentar destaca desafios encontrados pelas mulheres tanto na política quanto na sociedade de modo geral.

Andercleyne Queiroz (PODEMOS), entrevistada do Jornal do Povo, desta terça-feira (08) - RCN67
Andercleyne Queiroz (PODEMOS), entrevistada do Jornal do Povo, desta terça-feira (08) - RCN67

Mais do que um dia de homenagens, o 08 de março é um dia de luta. Em fevereiro, o direito ao voto feminino completou 90 anos no Brasil, mas, apesar de as mulheres serem mais de 52% do eleitorado do país, a representação política feminina está bem longe do equilíbrio.

Nas Eleições Municipais de 2020, estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral mostram que a baixa representatividade acontece também na esfera municipal. Foram eleitas 651 prefeitas (12,1%), contra 4.750 prefeitos (87,9%). Nas câmaras municipais, a taxa é melhor, mas ainda longe de ser suficiente: foram eleitas 9.196 vereadoras (16%) e 48.265 vereadores (84%).

Única mulher a ocupar uma das 13 cadeiras da Câmara de Vereadores, Andercleyne Queiroz (PODEMOS), entrevistada do Jornal do Povo, desta terça-feira, falou sobre desafios encontrados pelas mulheres tanto na política quanto na sociedade de modo geral.

Acompanhe: