Veículos de Comunicação

Polícia

240 alunos do curso de formação da PM vão atuar no jogo do Flamengo na Capital

Os estudantes vão trabalhar nas ruas como estágio supervisionado

Investindo em ações de segurança preventiva, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai colocar os alunos de formação da Polícia Militar para atuar nas ruas do centro da Capital durante os sábados. Os estudantes também irão reforçar o efetivo durante o jogo entre Ivinhema e Flamengo, que acontece na próxima quarta-feira (4) no estádio Morenão, em Campo Grande.

Segundo o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Luiz Altino, os estudantes vão trabalhar nas ruas como estágio supervisionado. A colaboração dos alunos do CFAP é conhecida da população campo-grandense: os estudantes já atuaram durante as operações de policiamento no final do ano passado, ações em bairros periféricos, durante a passagem da comitiva da Fifa pela Capital e também no carnaval. “Em todas as operações que os nossos alunos tem participado, temos colhido resultados positivos. Eles estão conseguindo efetivar as ações de prevenção a crimes com um trabalho muito bem feito”, ressalta o comandante do CFAP.

“Através deste estágio supervisionado o aluno cumpre sua carga horária prática e ainda colabora com a segurança pública”, afirma Altino. Os alunos realizam o policiamento nas ruas sob a supervisão de profissionais experientes. Armas de fogo não são usadas pelos estudantes. Em casos extremos, onde o uso de força policial é necessária, os formandos são orientados a informar outros policiais militares e também a ajuda dos companheiros. “A população reconhece o trabalho dos nossos alunos e somente a presença deles nas ruas já é inibe a ocorrência de crimes”, salienta.

“O estágio supervisionado é uma oportunidade que nós temos para colocar em prática tudo o que nós aprendemos aqui na academia. Recebemos todo o conteúdo teórico durante a formação e ainda podemos conhecer na prática como funciona a relação da polícia com a população”, afirma Renato Cavalcante Franco, aluno do CFAP. “A população não nos enxerga como alunos, mas como policiais militares em serviço, e respeitam, se sentem mais seguros e nos transmitem a segurança com agradecimento”, conta.

Os alunos que participam do estágio já estão em formação desde setembro, e a formatura será no dia 16 de maio. “Até uma semana antes da formatura nossos alunos estarão atuando no policiamento da cidade”, assegura o tenente-coronel Luiz Altino. O intenso policiamento nas ruas de Campo Grande será sempre aos sábados, entre 7h e 13h30. Serão 80 policiais em formação, em dois pelotões todas as semanas no centro da cidade. “Este será o retorno dos alunos ao centro; através deste estágio supervisionado estamos podendo avaliar a importância da escola de formação dentro da Polícia Militar. Os estudantes saem da academia preparados, sabendo desempenhar seu papel de agente aplicador da lei”, conclui Altino.

Policiamento de praças desportivas

Outro treinamento específico que os estudantes poderão desenvolver na prática, será o de policiamento de praças desportivas. Durante o jogo de futebol entre Ivinhema e Flamengo, que acontece no Morenão, 240 alunos do CFAP vão auxiliar na segurança do evento.

O policiamento será disponibilizado dentro do estádio e nas áreas periféricas do local que recebe o jogo. Com o treinamento diferenciado, os alunos estão capacitados para orientar e proteger, tanto a torcida quanto os jogadores.

Além dos alunos do CFAP, as companhias independentes e batalhões de policiamento também irão trabalhar para manter a ordem durante a realização da partida na quarta-feira.