A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) entrega nesta sexta-feira (23) 100 novos detectores de metal manual às unidades penais do Estado. Os equipamentos foram repassados pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e adquiridos totalmente com recursos federais.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen em exercício, Luís Alberto Ojeda, os detectores representam um reforço no trabalho de revista realizado nos presídios, ajudando na contenção de entrada de aparelhos celulares e outros objetos proibidos, além facilitar as vistorias feitas nas celas.
Juntamente com os detectores de metal serão entregues aos diretores dos estabelecimentos penais 74 computadores, também repassados pelo Depen, para serem utilizados na implantação do Sistema de Informações Penitenciárias – Gestão (Infopen-Gestão).
O Infopen Gestão consiste na identificação por meio do sistema biométrico (leitura digital). Para a implantação completa, o Depen disponibilizará até o final deste ano os leitores digitais. Com o Infopen-Gestão está sendo criado um cadastro nacional de consulta, permitindo a maior integração das bases de dados das penitenciárias do país.