Os desafios que a perícia criminal tem no trabalho de identificação veicular para combater os furtos e roubos de veículos e atuar para a segurança no trânsito por conta de acidentes vão ser discutidos em três dias por especialistas do Brasil, Argentina, Paraguai e Estados Unidos em Bonito. Profissionais de quatro nacionalidades estão reunidos para analisar esses temas durante o XI Seminário Nacional de Perícia de Crimes de Trânsito e o XIII Seminário Nacional em Identificação Veícular, que começa nesta quarta-feira (17) e vai até sexta-feira (19).
Os eventos vão apresentar os inéditos crash tests para que os especialistas possam avaliar ao vivo os efeitos de diferentes colisões entre veículos com características distintas. Essa capacitação, até então, só poderia ser acompanhada por profissionais da América do Sul em eventos realizados nos Estados Unidos. Também serão realizadas simulações de atropelamento, utilizando-se boneco especial importado dos Estados Unidos pelo Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinpof-MS). O equipamento atualmente está disponível para uso na capacitação de peritos oficiais do Estado.
As atividades práticas ainda envolvem o treinamento com técnica que permite, a partir de processos químicos de baixo custo, identificar adulteração em motores de veículos. Esse método já é desenvolvido em Mato Grosso do Sul para auxiliar a Justiça no combate da venda de peças no mercado ilegal.
O intercâmbio de informações e de conhecimento vai permitir que a atuação da perícia no país consiga aprimorar o trabalho nas duas áreas que estão sendo abordadas nos seminários. Peritos oficiais do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, entre outras localidades estão inscritos no evento.
Palestras
Entre os palestrantes está o norte-americano Rusty Haight, que é diretor do CollisionSafety Institute (CSI), em San Diego, especialista em treinamentos do uso da tecnologia Crash Data Retrieval/Event Data Recorder (CDR/EDR), a chamada “caixa preta” de veículos, e piloto ou ocupante em mais de 1,3 mil crash tests.
Angel Montenegro, engenheiro eletromecânico, perito especialista em acidentes de trânsito do Superior Tribunal de Justiça de Santiago del Estero (Argentina) e autor de metodologias de trabalho em casos de atropelamentos de pedestres. Gustavo A. Enciso, também da Argentina, é diretor do Ceirat, um centro de treinamento apoiado por um grupo de empresas para capacitar peritos da América do Sul na questão de acidentes de trânsito.
Outro nome da área é do perito criminal do Rio Grande do Sul, doutor em engenharia e pesquisador em acidentes de trânsito Wilson Toresan Jr.
A empresa Faro Technologies participa com Marcelo Fillmann para abordar o tema “Perpetuação da cena do crime”. Outra empresa, a Samperes, que atua em vistorias, aborda “Vistoria veicular: a grande arma para combater o crime”, com o diretor da unidade, Daniel Ganda. (Com informações da SINPOFMS)