Seis escolas estaduais de Três Lagoas estão sendo monitoradas por câmeras de segurança. A quantidade é metade das que deverão ter equipamentos de vigilância, neste ano, como parte do projeto Ronda Escolar por Videomonitoramento, que vai funcionar em uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Segurança Pública.
As câmeras foram compradas pelas escolas em parceria com a Associação de Pais e Alunos.
A instalação faz parte de convênio entre as secretarias, publicado no Diário Oficial do Estado em abril. A Polícia Militar terá acesso às gravações e ficará responsável pela instalação dos equipamentos do lado externo dos colégios, bem como pela aquisição de um software específico e a configuração das câmeras. Não há prazo definido de quando o sistema estará integrado à Central de Operações da PM.
Na segunda etapa do projeto, previsto para o segundo semestre deste ano, deve funcionar um sistema de reconhecimento facial e a identificação das placas de veículos.
A instalação do sistema de videomonitoramento é discutida desde 2016, quando o então deputado estadual Ângelo Guerreiro (PSDB) – hoje prefeito da cidade -, apresentou proposta ao governo do Estado com esta finalidade. A emenda, porém, não foi liberada. A partir daí começou uma mobilização da direção das escolas, pais e alunos para a compra dos equipamentos.
Na escola Jomap (João Magiano Pinto), que tem 1,5 mil alunos matriculados, o sistema já funciona desde fevereiro. De acordo com a diretora Lourdes Alves Neres, foram investidos R$ 11 mil na compra e instalação de oito câmeras, com estrutura de cabeamento. Isso foi possível com a venda de convites de um almoço, por professores, direção, pais e alunos. Agora, a direção da Jomap planeja instalar mais oito câmeras na escola.
Por meio de um aplicativo de celular, a direção tem acesso às imagens em tempo real. Na sala da diretora, um monitor mostra todas as câmeras.
Ainda de acordo com a diretora, com os equipamentos, caiu o índice de reclamações, como alunos fora de sala de aulas e brigas, entre outras. Também não houve furtos ou arrombamento na escola de lá pra cá.
Além da Jomap, as escolas Fernando Corrêa, Dom Aquino Corrêa, Afonso Pena, Edwards Corrêa e João Tomes também já possuem câmeras instaladas.