Na semana em que foi lançada a Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio, em Paranaíba, o advogado e Defensor Público de Mato Grosso do Sul, Bruno Louzada, explicou a importância das leis de proteção às mulheres e o combate ao feminicídio.
“Trazer maior visibilidade através da educação, sensibilizar as pessoas no combate ao feminicídio, que é uma espécie de violência contra a mulher, além de outros tipos, por exemplo, a violência sexual, moral, psicológica, patrimonial”, destacou.
O objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar toda a sociedade a respeito de mortes violentas, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia. “Mulheres vítimas de agressão costumam relatar agressões com frequência, apresentar lesões incompatíveis com os relatos dos acidentes, ter hematomas, queimaduras, contusões e fraturas. Há situações de humilhações diante de familiares e amigos, restrição de liberdade, como ser proibida de trabalhar, estudar e sair de casa. A campanha traz informações importantes para identificar e denunciar a violência. “A maioria das mulheres sofre calada, por vergonha, medo ou por não saber a quem pedir ajuda”, explica Wanice Luciana, coordenadora de Políticas Públicas.