Veículos de Comunicação

Maracaju

Delegacia de Chapadão deve ser totalmente desocupada neste sábado

Transferências de presos iniciaram nesta quinta-feira, 29

Delegado de Polícia Civil de Chapadão do Sul, Danilo Mansur - Divulgação/Jovem Sul News
Delegado de Polícia Civil de Chapadão do Sul, Danilo Mansur - Divulgação/Jovem Sul News

Todos os presos que estão na Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul devem ser transferidos até este sábado, 31, para presídios do Estado do Mato Grosso do Sul. A informação foi dada à reportagem do JPNews, pelo delegado Danilo Mansur.

De acordo com ele, a transferência é necessária em função da precariedade do prédio que apresenta rachaduras, banheiros entupidos, falta de água, dentre outros problemas. “Precisamos ao menos fazer uma reforma emergencial”, citou.

Mansur informou que quatro detentos já foram transferidos nesta quinta-feira, 29, para a Penitenciária de Cassilândia. Hoje, 30, no início da tarde, foram levados mais quatro homens para a mesma unidade prisional. “A Sidnéia (Catarina Tobias – diretora do Departamento de Polícia do Interior), quer transferir todos e, isso pode acontecer até amanhã (sábado). Ela está lutando por isso junto à Agepen. Estou aguardando o ofício autorizando”, explicou o delegado.

A reivindicação é também do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS).

Ele citou ainda que, quanto à Cassilândia, recebeu uma informação extra-oficial, que o presídio deva receber 19 detentos de Chapadão do Sul. “Os demais serão distribuídos entre as unidades prisionais do Estado que apresentarem vagas”, comentou.

Até quinta-feira a Delegacia de Chapadão mantinha 41 detentos, mas, como dois receberam liberdade provisória, ficaram 38, que são os que estão sendo transferidos.

SUPERLOTAÇÃO

O delegado explicou à reportagem que a Delegacia de Polícia comportava oito presos, mas, como o Conselho de Segurança construiu mais duas celas, a capacidade foi aumentada para 12, porém, como costumava extrapolar, chegando a comportar 38 homens, o Ministério Público e a Defensoria Pública entraram como uma ação civil pública com o propósito de interditar a cadeia. “O juiz limitou o máximo de 12 presidiários, mas, o Estado moveu uma ação e derrubou a liminar movida pelo Ministério e Defensoria, voltando a delegacia a ficar com superlotação”, explicou.

NOVO PRÉDIO

Mansur contou que, em breve, deve iniciar a construção do novo prédio da delegacia. A obra já foi licitada e já existe uma empresa vencedora da licitação. O terreno fica na Avenida Quatro, no Centro, atrás da rodoviária de Chapadão. “Falta apenas o governador (Reinaldo Azambuja) assinar a ordem de serviço. O prédio terá 2,7 mil m²”, destacou.