Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Em Paranaíba Aécio e Delcídio são os mais votados

Apuração dos votos encerrou pouco depois das 18h

Era pouco depois das 18h e todas as urnas de Paranaíba já haviam sido apuradas, a expectativa era que demorasse menos para a contagem dos votos dos paranaibenses, mas devido a espera da urna do distrito do Alto Santana a apuração se estendeu um pouco mais do que o esperado. Vinte e três mil e oitenta e dois eleitores compareceram as urnas para votar.

Em Paranaíba para o cargo de governador, Delcídio do Amaral (PT) foi o mais votado com 11.444 votos, o que corresponde a 51,84% dos votos válidos; Reinaldo Azambuja (PSDB) obteve 10.631 votos, o que corresponde a 48,16% dos votos válidos. Votaram em branco 422 eleitores e 585 anularam o voto para governador.

Aécio Neves (PSDB) liderou a votação com 12.448 votos, correspondente a 55,69 votos. Já a presidente reeleita, Dilma Roussef (PT) obteve 9.905 votos, o que corresponde a 44,31%. Para presidente 275 pessoas votaram em branco; já 454 anularam o voto.

O dia amanheceu chuvoso no município, e diferente do que aconteceu no primeiro turno a cidade amanheceu limpa. A porcentagem de abstenção foi de 24,12% no município. Segundo o juiz eleitoral, Plácido de Souza Neto, foi um segundo turno calmo, mais tranquilo que o primeiro turno. “Acredito que isso é bom, é um sinal de que nossa democracia está amadurecendo”, disse.

Para o juiz, o que chamou atenção foi o fato de que no primeiro turno os votos brancos e nulos somaram um maior percentual, cerca de 7%, e agora 3%, para presidente; já para governador foram mais de 10% de votos brancos e nulos no primeiro turno e agora foram poucos mais de 4%. “Nós tivemos um número maior de votos válidos, isso eu acho que é um bom sinal”, falou.

O magistrado explicou que a apuração foi rápida, mesmo com o atraso da chegada dos dados da urna do Alto Santana e o para o segundo turno, algumas coisas que podiam ser melhoradas sofreram mudanças.

O juiz disse ainda que a Justiça Eleitoral tem se tornado mais célere e por isso a resposta para as denúncias de crimes eleitorais, serão mais rápidas.