Um fazendeiro foi autuado pela Polícia Militar Ambientar de Três Lagoas em R$ 5 mil reais por desmatar uma área protegida de mata ciliar em sua fazendo às margens da rodovia MS-320. De acordo com as informações da PMA (Polícia Militar Ambiental), a degradação foi confirmada após vistorias na propriedade rural, na última sexta-feira (6).
À área degrada eram de matas ciliares de um córrego (Área de Preservação Permanente), que corta a fazenda pertencente ao autuado. O gado acessava livremente à vegetação das áreas protegidas do curso d'água, inclusive, em uma parte brejosa de olhos d'água e o pisoteio estava causando degradações no solo e contribuindo com o assoreamento do córrego. O fazendeiro foi notificado a retirar o gado da área protegida.
O pecuarista (57), residente em Três Lagoas, foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.000,00. O autuado também poderá responder por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP). A pena é de um a três anos de detenção.