Veículos de Comunicação

Cultura Fm Paranaíba

Hacker ‘sequestra’ arquivo de posto e pede resgate em bitcoins

No mesmo dia, na capital, uma clínica teve arquivos armazenados invadidos por hacker

O hacker deixou um arquivo para comprovar a veracidade do caso - Arquivo/JPNEWS
O hacker deixou um arquivo para comprovar a veracidade do caso - Arquivo/JPNEWS

Posto de combustíveis em Paranaíba (MS) teve seu sistema interno invadido por um hacker na madrugada de segunda-feira (3) por volta das 4h. O caso ocorreu na rua Theódulo Mendes Malheiros no bairro Santo Antônio.

O hacker, conforme o boletim de ocorrência, invadiu o sistema da empresa e criptografou todos os dados e solicitou que fosse pago um determinado valor em bitcoins (moeda eletrônica).

Ainda segundo o hacker, que deixou mensagens em inglês no computador da empresa, o técnico em informática do posto deveria manter contato através de um e-mail fornecido por ele.

O hacker deixou um arquivo para comprovar a veracidade do caso e o técnico entrou em contato com ele. No boletim de ocorrência não consta qual o valor e se foi pago.

Outro caso

No mesmo dia, na capital do Estado, uma clínica médica teve arquivos armazenados em computador invadidos por hackers, segundo o site Campo Grande News, e todos os dados foram bloqueados. O hacker pediu 300 dólares em bitcoins pelo resgate

O gerente contou que chegou ao local de trabalho e foi informado que o sistema de backup e folha de pagamentos estavam fora de rede. Na sequência, apareceu uma mensagem nos computados informando que os arquivos tinham sido criptografados e para reativação dos dados seria necessário o pagamento de 300 dólares em bitcoins.

Para não virar alvo desses criminosos, algumas medidas devem ser adotadas como instalar antivírus, fazer cópia de segurança de arquivos com frequência, atualizar sempre o sistema operacional e nunca abrir anexos de remetentes desconhecidos.