Novo levantamento do setor de estatística da Polícia Militar revela que o número de ocorrências de roubos e furtos chegam a 243 ocorrências, somente entre os meses de janeiro e fevereiro, em Três Lagoas. Dado que reflete, em média, sete casos por dia, por exemplo, que envolve arrombamento de imóveis em bairros, estabelecimentos comerciais na área central, veículos e celulares. Foram contabilizados 222 furtos e 21 roubos na cidade.
Apesar do alto índice, o relatório aponta queda de 28% de roubos e furtos no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 341 ocorrências pela Polícia Militar. Bairros como Paranapungá, Orestinho, Novo Oeste, Vila Nova, Parque São Carlos, Santos Dumont, Vila Carioca, Santa Luzia, Vila Alegre, Vila Piloto, Santo André e outros, estão na lista de maior incidência desses dois crimes.
O comandante do 2º Batalhão da PM, Gil Alexandre Rocha, pontua que a maioria das ocorrências está relacionada ao tráfico de drogas. “O que chama a atenção ultimamente é com as ocorrências no centro da cidade. Muitos lojistas tiveram os estabelecimentos arrombados e prejuízos em produtos”, observou. Dez lojas foram invadidas por ladrões que, em muitos casos, praticam as ações na madrugada, ou sofreram prejuízos com tentativas de furto. A polícia destacou que tem reforçado o patrulhamento nos principais pontos de crimes, com rondas ostensivas.
PREVENÇÃO
Algumas orientações simples podem fazer a diferença e evitar furtos residenciais e no comércio. Não viaje sem que ninguém saiba. É importante avisar familiares e vizinhos de confiança. Não deixe a luz ligada 24h na residência. Pode despertar a atenção de pessoas mal intencionadas.
Para os lojistas, instalar alarmes, câmeras e dispositivos que anunciem a entrada de pessoas. Esses itens intimidam a ação de bandidos e facilitam a identificação durante as buscas e investigações. Mantenha trancadas portas e janelas que não estiverem sendo utilizadas. Importante manter a luz acessa dentro da loja no período noturno. Isso facilita a visualização pelos policiais durante as rondas.
Outra orientação é realizar os depósitos bancários freqüentes. Variar os horários e rotas para dificultar a ação de bandidos.
Confira a reportagem abaixo: