A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu esta semana 19 etilômetros – aparelhos de medição, indispensáveis para atuação das polícias na fiscalização da lei seca. Os investimentos do governo estadual somam mais de R$ 150 mil.
Os aparelhos foram aferidos e testados e já estão em uso na Capital e no interior do Estado. Do total, 12 aparelhos da marca BAF 300, acompanhados de impressora e bocais descartáveis, foram destinados à Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran). Outros sete da marca Sensor IV, também acompanhados de impressora e bocais descartáveis, foram entregues à Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que realizou a distribuição entre as cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.
No ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) doou à Sejusp 24 etilômetros. Destes, quatro permaneceram na Capital, utilizados pela Ciptran, e 20 foram entregues aos batalhões da Polícia Militar do Estado.
A função do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro, é a medição do teor alcoólico no sangue dos condutores de veículos. Começou a ser utilizado de forma intensiva após a criação da Lei Seca (nº 11.705) que entrou em vigor no dia 19 de junho de 2008.
Equipamentos
Mato Grosso do Sul receberá do Ministério da Justiça (MJ), no primeiro semestre deste ano, 156 novos etilômetros para serem utilizados na fiscalização da lei seca e manutenção da segurança do trânsito no Estado. A doação foi possível graças à inclusão do Estado no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), em dezembro de 2008.